II Congresso InLuto

Workshops - Sábado, 22 de Junho - Manhã

1. Unidos pela perda: Intervenção em Grupo nos Processos de Luto

09:00 - 13:00

Joana Soares (ULS-SJ, CESPU, CPTL) e Tânia Magalhães (GIFT e CPTL)

Neste workshop serão apresentadas as características gerais e especificadas da modalidade de intervenção de grupo, no luto. Pretende-se sensibilizar os participantes para os benefícios da intervenção de grupo quer para as situações de luto prolongado mais graves, quer para as de luto normativo não perdendo de vista a necessidade de prevenir como forma de intervenção. Os participantes terão a oportunidade de adquirir uma compreensão mais profunda dos critérios de referenciação, metodologias de avaliação e estratégias práticas de intervenção. Essas estratégias serão baseadas nos principais modelos contemporâneos do luto e adaptadas para atender às necessidades de diferentes grupos populacionais e diferentes tipos de perda. Todas as questões teóricas abordadas serão contextualizadas com exemplos práticos ilustrativos emergentes de 12 anos de experiência nesta área, oferecendo insights valiosos para aqueles que desejam aprimorar as suas competências de apoio no luto. O recurso a métodos ativos de discussão dos casos e à realização de dinâmicas adequadas à compreensão do fenómeno, serão uma ferramenta importantíssima para tornar a aprendizagem mais envolvente e facilitar o alcance dos objetivos delineados para o workshop.

2. Recursos terapêuticos em contextos de perda e luto

09:00 - 13:00

Ivânia Jann Luna (UFSC, LAPPSILu) e Fernanda Gomes Lopes (Instituto Escutha)

Este workshop tem como objetivo promover uma reflexão sobre o suporte psicológico ao luto e aplicação de recursos terapêuticos desenvolvidos para o cuidado e autocuidado de pessoas enlutadas. Serão introduzidos métodos interativos, incluindo atividades escritas e dialogadas, além de ferramentas lúdicas, como baralhos temáticos e jogos psicoeducativos. Estes materiais são projetados para facilitar a expressão do pesar, promover a sociabilidade, comunicação e autorregulação de emoções e de apoio, em diferentes contextos, como na área clínica, hospitalar, da saúde ou educacional.

3. Investigação no Luto

09:00 - 13:00

Mayra Delalibera (FMUC) e Maja de Brito, (FMUC)

Workshops - Sábado, 22 de Junho - Tarde

4. Surfar (n)as ondas do luto – os desafios dos adolescentes

14:00 - 18:00

Ana Santos (USL-AS) e Margarida Teixeira (PIN)

Este workshop nasce da prática clínica com muitos adolescentes em luto, sendo essas experiências de luto abrangentes, diversas e complexas. Desde a perda por morte, à perda de pares, à experiência e contacto com o suicídio, à perda de uma relação de namoro… Vamos debruçar-nos sobre casos clínicos que, com toda a sua riqueza, nos obrigam a responder a algumas perguntas: o que tenho de saber deste jovem, antes de saber do luto? Como posso trabalhar terapeuticamente as perdas, quando há tanta vontade de “ser normal e fugir à dor? Que caminho encontro no meio dos seus dilemas e ambivalências? Que recursos posso usar para a intervenção?

5. Abordagem integrativo-relacional no Luto: Técnicas de intervenção

14:00 - 18:00

Alexandra Coelho (FMUL, ISPA, IPIR)

Neste workshop pretendemos partilhar ideias chave para uma melhor compreensão e conceptualização destes casos, trazer orientações para a intervenção Neste workshop, será apresentada uma abordagem psicoterapêutica integrativo-relacional para intervenção no luto prolongado. Pretende-se, através de casos clínicos e exercícios práticos, desenvolver competências de diagnóstico, planeamento e elaboração de tarefas de luto.

6. Os Lutos nos adoecimentos graves

14:00 - 18:00

Marília Aguiar (FCMM/MG Psicólogas Associadas, ABMLuto) e Renata Ribeiro (Instituto Orizonti e Clinica Oncomed)

A experiência de receber um diagnóstico de uma doença grave, potencialmente fatal tem um impacto enorme em quem recebe e nos que o acompanham. Desde a perda do mundo como um lugar seguro e de confiança como o status de saudável. Diante de um cenário ameaçador, onde as identidade sendo mudadas a cada novidade, os lutos vão se sucedendo, num contínuo enlutar. Este workshop tem o propósito de melhor preparar profissionais para acolherem pessoas e famílias diante de tal cenário.

Organização:

Parceria:

Contacte-nos

Tem alguma questão?
Quer tornar-se sócio da Inluto?

Cookies
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização, a política de privacidade e os termos e condições de serviço.
livro de reclamações

Copyright 2022-2023 Inluto – Associação Portuguesa de Cuidados Integrados no Luto