Alexandra Coelho

Alexandra Coelho

Presidente, Direção

Licenciada em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e doutorada em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).
Formação em Terapia de Luto pela Sociedade Portuguesa de Estudos e Intervenção no Luto, Terapia Familiar e Sistémica pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, em Experiência Somática pela Sociedade Brasileira de Trauma e em EMDR.
Psicóloga na Unidade de Medicina Paliativa do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHULN), responsável pela consulta de luto.
Professora auxiliar convidada na Clínica Universitária de Psiquiatria e Psicologia Médica – FMUL e docente no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA).
Formadora no Centro de Formação do CHULN, no Instituto CRIAP e na Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Assistente de formação no Instituto de Psicoterapia Integrativa (IPIR).
Investigadora no Núcleo Académico de Estudos e Intervenção no Luto e no Instituto de Saúde Ambiental da FMUL.
Autora de vários capítulos de livros e artigos científicos publicados em revistas indexadas, na área do luto.
Sócia fundadora e presidente da InLuto – Associação Portuguesa de Cuidados Integrados no Luto.
Coordena grupos de trabalho e realiza supervisão na área do luto.
Exerce atividade clínica em consultório privado.

Eduardo Carqueja

Eduardo Carqueja

Vice-presidente, Direção

Doutorado em Bioética.
Mestre em Ciências Religiosas, área Fé e Psicoterapia.
Licenciado em Psicologia Clínica.
Pós-graduado em Luto.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.
Diretor do Serviço de Psicologia do Centro Hospitalar Universitário de S. João, EPE (CHUSJ).
Docente Universitário.
Vice-Presidente da Associação InLuto.
Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Carla Ferreira

Carla Ferreira

Tesoureiro, Direção

Licenciatura em psicologia.
Pós graduação em consulta psicológica e psicoterapia.
Terapeuta do luto, speil.
Exercício de clínica privada nos distritos de Santarém e Leiria.

João Batista

João Batista

Secretário, Direção

Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho.
É atualmente investigador do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho.
Os principais interesses de investigação são o estudo da eficácia da Terapia Construtivista-Narrativa para o Luto Prolongado, o estudo do processo de psicoterapia e as intervenções breves baseadas na escrita.
Foi terapeuta e supervisor da aplicação da Terapia Construtivista-Narrativa, desenvolvida por Robert A. Neimeyer, na modalidade online, entre 2015 e 2018.
No âmbito do estudo do processo de psicoterapia é membro da equipa de investigação de Processos de Mudança em Psicoterapia do Centro de Investigação em Psicologia, tendo colaborado em inúmeros estudos e projetos de investigação cujo propósito é a identificação dos processos associados ao sucesso e ao insucesso terapêutico em diversos quadros psicopatológicos com diferentes abordagens de psicoterapia breve.
Mais recentemente tem investigado a eficácia de intervenções breves, baseadas na escrita, para estudantes universitários.

sem foto

Miguel Barbosa

Primeiro vogal, Direção

Psicólogo clínico e da saúde e psicoterapeuta.
Doutorado em Psicologia na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Mestre em Psicologia (ISPA), em Sociologia da Saúde e da Doença (ISCTE), em Antropologia Social e Cultural (ICS-UL) e em Bioética (FML).
Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Investigador do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Coordenador do Núcleo Académico de Estudos e Intervenção sobre o Luto e do Núcleo de Ensino e Investigação de Competências de Comunicação e Relação (NEICCR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde (SP3CS).

Sara Albuquerque

Sara Albuquerque

Segundo vogal, Direção

Doutorada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e mestre em Psicologia Clínica e da Saúde – Sub-área de especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas de Saúde.
Tem publicado diversos artigos em revistas científicas e capítulos de livros centrados no ajustamento individual e conjugal de pais que perderam filhos, mais concretamente nos processos de luto, trauma, coping diádico, crescimento pós-traumático e processos de manutenção do vínculo e, recentemente sobre o impacto da pandemia nos processos de luto de crianças e adultos e na área do trauma perinatal.
Tem o curso pós-graduado de especialização de Terapeutas do Luto (SPEIL – Sociedade Portuguesa de Estudos e Investigação no Luto).
É atualmente Coordenadora e Psicóloga Clínica na Consulta do Luto no Centro de Desenvolvimento PIN – em todas as fases da vida em Lisboa, cuja ação é essencialmente focada na avaliação e intervenção com crianças, adolescentes e adultos no processo de luto (por morte, na doença crónica e em situações de divórcio), ou que tenham vivenciado um acontecimento potencialmente traumático.
É atualmente também docente na Universidade Lusófona e tem vindo a dinamizar diversos workshops sobre luto e regulação emocional.

Ana Beirão

Ana Beirão

Terceiro vogal, Direção

Mestrado em Aconselhamento, Educação e Desenvolvimento pela Universidade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
A frequentar Especialização em Intervenção em Luto Normal e Complicado pelo Instituto de Psicoterapia Integrativa Relacional – Barcelona.
Pós-graduação em “Luto em Ciências de Saúde” e ” Intervenção no Processo de Luto em Ciências da Saúde” na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Membro da SPPC, Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas.
Psicóloga clínica em organização privada e gabinete privado.
Psicóloga Voluntária desde 2013 na rede de Apoio a Familiar e Amigos de Vítimas de Homicídio e Terrorismo (RAFAVHT – APAV).

Filomena Sousa

Filomena Sousa

Suplente, Direção

Psicóloga no serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHULN, onde desempenha funções na equipa de ligação, equipa de luto, equipa da adolescência, no núcleo de estudos do suicídio e na equipa de psicoterapia.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Especialidade Avançada em Psicologia pela Ordem dos Piscológos.
Psicoterapeuta de luto pela SPEIL.
Psicoterapeuta pela AP.
Formação em psicoterapia sistémica e familiar pela SPTF.

Cátia Damião

Cátia Damião

Suplente, Direção

Psicóloga na Unidade de Medicina Paliativa do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, EPE.
Especialização em Intervenção em Luto Normal e Complicado pelo Instituto de Psicoterapia Integrativa Relacional.
Prática Clínica Privada.

Pedro Frade

Pedro Frade

Presidente, Assembleia geral

Psicólogo Clínico.
Título de especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e na especialidade avançada de Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Licenciado em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, instituição onde também concluiu o Mestrado em Psicossomática e o Curso “Implicações Psicológicas da Psicofarmacoterapia”.
Concluiu os Cursos Pós-Graduados e Pós- Graduados Avançados “Luto” e “Terapia por Reestruturação Vivencial e Cognitiva”, bem como os Cursos Pós-Graduados de Aperfeiçoamento “Luto em Ciências da Saúde” e “Intervenção no Luto em ciências da Saúde” na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, instituição onde colabora como investigador e formador.
Avaliação e intervenção com crianças, adolescentes e adultos.
Colaborador na Consulta do Luto e na Consulta de Perturbações da Personalidade.
Larga experiência em contexto hospitalar e de clínica privada em situações de adaptação a doença crónica e fim de vida, processo de luto, situações de divórcio, depressão e ansiedade.

Guida Ascensão

Guida Ascensão

Vice-presidente, Assembleia geral

Psicóloga
Especialista em psicologia clinica e da saude, piscologia comunitária pela OPP.
Especialista em terapia integrativa e relacional focada no processo de luto pela SPEIL.
Psicóloga na ULSBA (Centro de Saúde de Serpa) membro da ECSCP Beja.
Coordenadora da EAPS da ULSBA e membro da equipa muldidisciplinar da consulta de Luto Prolongado do Serviço de Psiquiatria de Adultos do Hospital de Beja.

Ana Santos

Ana Santos

Secretário, Assembleia geral

Licenciada e com Mestrado Integrado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, de Coimbra.
Realizou três missões humanitárias com um grupo de psicólogas (CeFIPsi): uma missão no Sri Lanka em 2008 e duas missões no Brasil (em 2009 e 2011).
Esteve como psicóloga e coordenadora da Consulta do Luto do centro clínico “PIN – Progresso Infantil”, entre 2011 e 2019.
Além do trabalho clínico tem sido formadora na área do luto, nomeadamente em colaboração com a ordem portuguesa dos psicólogos.
Está a finalizar a pós graduação pela APTCC (intervenção com crianças e adolescentes) e o curso Pós-graduado de Terapeutas do Luto (SPEIL – Sociedade Portuguesa de Estudos e Intervenção no Luto).
É co-autora, com Susana Esteves, do “Kit psicoeducativo (Sobre)Viver na Selva – Luto e Perdas” e autora do manual do mesmo Kit “Manual para Adultos”, da editora Ideias com História.
Integra, desde Fevereiro de 2020, a equipa de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, do Hospital Fernando da Fonseca na zona de Lisboa.

Ana Ferro

Ana Ferro

Suplente, Assembleia geral

Psicóloga no serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHULN (Centro Hospitalar Lisboa Norte), onde desempenha funções na equipa de luto, equipa de ligação e equipa de psicoterapia.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
Psicoterapeuta de luto pela SPEIL (Sociedade Portuguesa de Estudo e Intervenção no Luto). Formação em psicoterapia cognitivo-comportamental pela APTCCI (Associação Portuguesa de Terapia Comportamental, Cognitiva e Integrativa).

sem foto

José Rocha

Presidente, Conselho fiscal

Nasceu em 1973 na cidade do Porto, onde estudou Psicologia Clínica e fez doutoramento em Ciências Biomédicas (Psicologia), orientado pela Prof. Doutora Constança Paúl.
Fez formação em Psicoterapias Cognitivo-narrativas com o Prof. Doutor Óscar Gonçalves.
Dedica-se desde 1997 à clínica e à investigação na Psicologia do Trauma e do Luto, começando pelo luto perinatal, tendo chegado a posição de liderança Europeia como membro da comissão científica do European Meeting for Psychosocial Aspects of Genetics.
Desenvolveu projetos no sentido da adaptação de escalas para a avaliação do luto, do stress traumático, para crianças e adultos, e do stress traumático complexo em adultos. Paralelamente, desenvolveu manuais de intervenção cognitiva-narrativa em diversos contextos de luto e que foram empiricamente validados.
Foi coordenador da área de investigação clínica na CESPU, no qual foi fundador de um grupo de investigação em Psicologia e Saúde.
É fundador e diretor clínico do Centro de Psicologia do Trauma e do Luto, CPTL.
A nível Europeu implementou diversos cursos tipo train-the-trainers, é fundador da Bereavement Network Europe, é representante nacional na European Association of Clinical Psychology.

Mayra Delalibera

Mayra Delalibera

Relator, Conselho fiscal

Mestre em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e doutora em Psicologia da Saúde pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida.
Professora Auxiliar na Universidade Lusíada de Lisboa e investigadora no CLISSIS.
Tem diversos artigos publicados em revistas científicas e capítulos de livros.
Atua na área da Psicologia da Saúde com ênfase em cuidadores familiares, oncologia, cuidados paliativos e luto.

Joana Soares

Joana Soares

Secretário, Conselho fiscal

Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto.
Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicoterapia Avançada pela OPP.
Psicoterapeuta pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Centrada no Cliente e Abordagem Centrada na Pessoa.
Psicóloga Clínica no Centro Hospitalar e Universitário de S. João do Porto.
Membro da Comissão de Acompanhamento da Implementação do Modelo de Intervenção Diferenciada no Luto Complicado, do Ministério da saúde.
Psicóloga na Consulta do Luto Prolongado do Centro Hospitalar e Universitário de S. João do Porto; (Unidade Piloto).
Docente Universitária do Instituto Universitário Ciências da saúde IUCS/CESPU.
Formação em diferentes Técnicas de Intervenção no Luto: Modelo Integrativo Relacional; Traumatic Incident Redution (TIR) em Dessensibilização e Reprocessamento por Movimento Ocular( EMDR) e Brainspotting.

Catarina Nobre

Catarina Nobre

Suplente, Conselho fiscal

Em 2010, conclui o seu Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde no ISPA – Instituto Universitário.
Cedo, se interessou e compreendeu a necessidade do estudo e de aprofundar os seus conhecimentos na área do luto, tendo frequentado, desde logo, diversas formações, workshops e congressos da área.
Em 2012 começa a trabalhar com adultos em contexto privado, tendo percebido que seria esta a sua população de atuação.
Além de psicoterapeuta, tem desenvolvido trabalho na área da formação do luto, colaborando com a equipa da Associação Portuguesa de Profissionais do Sector Funerário, com temas como o luto, as emoções e cuidar em fim de vida.
Com a Servilusa, integra, desde 2019, a equipa de apoio ao luto e colabora com o blog da mesma.
É Psicoterapeuta Integrativa no Luto, pela SPEIL (Sociedade Portuguesa de Estudos e Intervenção no Luto), realizando um trabalho clínico junto de adultos que sofreram perdas significativas.
É reconhecida como Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Tem participado como oradora em alguns congressos da especialidade e monitoriza, ainda, estágios profissionais para a OPP, como orientadora.